Siga o 'Madonna ever'

RSS
Premium WordPress Themes

14 fevereiro 2009

Madonna nua em 1979 vendida por 29 mil euros

A fotografia tirada pelo norte-americano Lee Friedlander a Madonna, em 1979, numa altura em que ela era apenas uma loura com ambições, foi vendida quinta-feira pela leiloeira Christie's de Nova Iorque, por 29 mil euros, o triplo da sua licitação.

"Trata-se de uma imagem pouco habitual de uma artista, assinada e selada que não faz parte da série de imagens de Madonna que foram publicadas pela revista Playboy", explicou à imprensa Matthieu Humery, responsável pelo leilão.

O preço inicialmente estimado situava-se entre os oito e os 11 mil euros, mas foi adquirida por 29 mil euros. A empresa leiloou outra fotografia de Madonna, a cores, tirada por Helmut Newton (1920-2004) na década de 80 e que foi vendida por cerca de 15 mil euros.Nesta fotografia, Madonna surge com um vestido curto vermelho e negro e a fumar, na mesma pose que celebrizou Marilyn Monroe. Esta foto foi tirada por Newton quando a cantora de Like a Virgin começava a triunfar.

As fotos pertenciam à colecção Constantiner "ícones do glamour e do estilo", com um valor estimado entre os 855 mil e 1,3 milhões de euros.Trata-se de uma colecção de fotografias que mostra o estilo, o glamour e a moda de diferentes celebridades, como é o caso de Linda Evangelista, Drew Barrimore e ainda Marilyn Monroe.

Mathieu Humery, responsável pelo leilão na Christie's de Nova Iorque, explicou que "a crise económica não afecta este mercado porque os coleccionadores destas imagens são diferentes dos amantes de arte contemporânea. Correspondem a um perfil mais amador e também menos especulativo, por isso são fotografias tão difíceis de encontrar".

O lote, considerado como o mais importante da colecção de fotografias de Newton tiradas em 1981, com o título Nuas e Vestidas, foi comprado por 189 mil euros, um preço considerado dentro da estimativa da leiloeira.

Créditos: Diário de notícias

0 comentários:

Madonna Ever - Madonna sempre!