Siga o 'Madonna ever'

RSS
Premium WordPress Themes

17 outubro 2010

‘Time goes by…’: 5 anos de Hung Up

image"Hung Up" é uma canção de música eletrônica/dance escrita por Madonna, Stuart Price, Benny Andersson, e Björn Ulvaeus para o décimo álbum de estúdio da Madonna, Confessions on a Dance Floor. Ele foi também lançado como o primeiro single do álbum. Uma curiosidade sobre esta canção é que ela contém samples de "Gimme Gimme Gimme (A Man After Midnight)" do ABBA. E os compositores Benny Andersson e Björn Ulvaeus são ex-integrantes do grupo, que fez sucesso mundial nos anos 1970 com música disco.

Segundo dados já foram vendidos mais de dez milhões de cópias (incluindo vendas pela  internet ), somente nos EUA e  Inglaterra somam-se 5.016.000 de cópias.

Ocupou a posição 7 na Billboard e bateu recorde, sendo o 3º maior single da história, ocupando o primeiro lugar em 45 países. É o single  que ficou em primeiro lugar em mais países, quebrando o recorde dos  Beatles.

A canção é a música que mais acumulou pontos em uma semana desde 1999, sendo o 1º, 2º, 3º, 5º, 6º, 8º e o 9º suas posição no Top 10 das músicas que mais acumularam póntos em uma semana, fazendo que a canção ocupe 7 posições entre as 10 músicas.

É a segunda canção dance de maior sucesso da década e a terceira música de maior sucesso da carreira da cantora, atrás apenas de Like a Prayer e Vogue.

Foi a 8º música de maior sucesso no mundo em 2005 com 5.108.000 pontos e por coincidência a 8º música de maior sucesso no mundo em 2006 com 4.601.000 pontos. A música foi a 48º mais executada no Brasil em 2005 e a 40º mais executada em 2006.

Hung Up é até hoje um marco na carreira da Madonna, onde desde seu famoso maiô cor-de-rosa até os acordes de Gimme Gimme Gimme são recordados até hoje.

A música é a 4º maior canção feminina da década.

Madonna teria convidado para dirigir o videoclipe de "Hung Up" o fotógrafo e diretor David LaChapelle mas, segundo boatos, houve desentendimentos entre Madonna e o diretor ainda na fase de pré-produção. LaChapelle saiu da direção citando diferenças criativas. Madonna então convidou o diretor sueco Johan Renck, com quem já havia trabalhado antes.

O vídeo foi filmado em onze diferentes lugares de Londres de 8 à 9 de Outubro. No vídeo Madonna aparece com veste rosa de bailarina em uma sala espelhada e com um rádio tocando a canção, se preparando para uma festa à noite em um clube. O rádio usado pela popstar no vídeo também fez parte da coreografia da música nos shows da The Confessions Tour e na histórica performance no Live Earth. Na verdade, ele é uma referência ao mesmo aparelho usado por Madonna durante a performance de Everybody na Virgin Tour em 1985.

MInsane/ Google

0 comentários:

Madonna Ever - Madonna sempre!